Preparo da base e diagnósticos em pisos

  1. Planeza

    Verifique a planeza da base, utilizando uma régua retilínea com 2m de comprimento. Os desvios não devem ser maiores que 3mm em relação à régua.

  2. Caimento

    O caimento de cada ambiente deve estar direcionado para a porta de saída ou para o ralo, de acordo com a necessidade do local. Lajes de cobertura devem ser executadas com caimento mínimo de 1,5%.

  3. Dureza

    Verificar a dureza da superfície em diferentes pontos com um prego. A base é resistente se o risco for superficial. Lembrando que a base deve apresentar resistência compatível com os esforços a que estará submetida.

  4. Aderência do contrapiso

    Verifique se a base não apresenta som de cavo (oco) ao ser percutida com um martelo. As áreas soltas deverão ser refeitas. Verifique se as retrações próprias do cimento e possíveis fissuras estão estabilizadas.

  5. Se a água demorar a ser absorvida pela base, ela tem baixa absorção. Se a água for absorvida rapidamente, ela é muito absorvente. Molhar a base muito absorvente antes de iniciar o assentamento, sem saturá-la.

  6. Correções

    Se uma base não for suficientemente resistente aos esforços a que estará submetida, deve-se eliminá-la e refazê-la para aplicação da argamassa colante.

Limpeza

  1. As bases devem estar sempre limpas, sem pó, óleo, tinta ou qualquer outra substância que impeça a boa aderência da argamassa colante.

  2. Limpeza 2

    A base de concreto deverá ser escovada (escova de aço), depois eliminar por lavagem de alta pressão tudo o que possa prejudicar a aderência: óleo, desformantes, resíduos de cimento, hidrófugos de superfície.

Impermeabilização e Isolação Térmica

Dependendo da área a ser executado o revestimento cerâmico, deve-se tomar alguns cuidados preliminares ao assentamento.

  1. Lajes de terrapleno (em contato com o solo)

    Este tipo de piso está sujeito à umidade por capilaridade, portanto, antes do assentamento da cerâmica, a base deve ser preparada com um impermeabilizante. Se for uma obra nova, antes de fazer a laje, deve-se prever a camada de drenagem do solo. 

  2. Este tipo de base deve ser impermeabilizada antes da execução do contrapiso.

  3. Este tipo de base deve ser impermeabilizada, e, caso conste em projeto o tratamento de isolação térmica, todas estas etapas são feitas antes da execução do contrapiso, que deve ser executado com caimento mínimo de 1,5% em direção aos ralos. 

  4. CURA MÍNIMA DA BASE

    • 28 DIAS PARA CONCRETO
    • 14 DIAS PARA ALVENARIA, EMBOÇO E CONTRAPISO