Weber - Saint-GobainWeber - Saint-Gobain

Grautes e autonivelantes recuperam estrutura de arquibancadas do Maracanã

Soluções da Weber proporcionaram acabamento nivelado e liso nas superfícies de arquibancadas do estádio

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, recebeu em 2014 a final da Copa do Mundo FIFA 2014. O complexo – palco da decisão do Mundial de 1950 e dos Jogos Pan-Americanos de 2008, também receberá os Jogos Olímpicos de 2016 – passou por grande modernização. Houve desde a substituição da cobertura original de concreto por uma membrana tensionada, que cobre 95% dos assentos, até a execução de novos camarotes, vestiários e áreas para imprensa, além da instalação de novas cadeiras nas cores azul, branco e amarelo.

A capacidade atual do estádio é de, aproximadamente, 78 mil espectadores, tornando-se o maior do país. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados, que teve a missão de preservar a história do Maracanã a partir de soluções contemporâneas.

 

DESAFIO

A reforma do estádio previa diversas intervenções, sobretudo estruturais. Essa etapa englobava a execução de novas arquibancadas do complexo esportivo, que deveriam ser adaptadas para receber as cadeiras destinadas a comportar os frequentadores do local.

Uma das situações emergentes estava relacionada à regularização e planicidade das superfícies, que por sua vez pediam a remoção de uma camada superficial deteriorada de concreto em torno de 4 a 8 cm.

Para alcançar o nivelamento adequado, a solução deveria apresentar uma aplicação eficaz, durável e resistente a situações como o intemperismo e ainda deixar a estrutura pronta para receber a pintura.

 

SOLUÇÃO

Cerca de 2,3 mil toneladas de grautes quartzolit, como o weber.tec graute LA, e 250 toneladas de autonivelantes cimentícios quartzolit, como o weber.floor rad, foram fornecidos pela Weber para atender a etapa em questão da obra.

“São produtos de excelente resistência mecânica, práticos de aplicar, versáteis e que proporcionam acabamento nivelado e liso nas superfícies das arquibancadas do estádio. Com essas soluções a obra dispensou, por exemplo, a necessidade de demolição, sendo possível recuperar toda a estrutura”, comenta Carlos Delgado, assessor técnico da Weber.

O profissional conta também que a aplicação ocorreu em três meses, sempre no período noturno, em função das altas temperaturas que chegavam a ultrapassar 40°C. Já a preparação da base ocorria ao longo do dia. Tudo com acompanhamento full time da equipe técnica da Weber .

 

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

weber.tec graute LA, da Weber , é um microconcreto de alta resistência inicial e final. É composto por cimento Portland, agregados graduados e aditivos especiais que conferem expansão controlada no estado plástico e reduzem a demanda de água. O produto, desenvolvido especificamente para reparos em estruturas de concreto, é um material de elevada fluidez, apropriado para espessuras de até 300 mm.

A argamassa autonivelante quartzolit weber.floor rad destaca-se pelo alto desempenho de reparação e nivelamento de bases de concreto para pisos industriais, pátios logísticos, galpões e estacionamentos. Seu uso é indicado para aplicações sobre superfícies de concreto, com a finalidade de restaurar, nivelar e planificar, para posterior aplicação de pinturas e revestimentos para pisos. Garante alta produtividade, excelente resistência mecânica e abrasiva, além de acabamento fino.

Leia mais sobre este case: 

AECweb

Categoria do Case

Categoria associada

  • Projetos de Infraestrutura :
    • Estádio

Fonte

http://www.aecweb.com.br/

 

 

Associar produtos

weber.floor rad

weber.floor rad

Selamento de bases para a aplicação das soluções autonivelantes para pisos da linha weber.floor rad e weber.floor fin rapid. - Aplicações sobre la...

weber.tec graute LA

weber.tec graute LA

Desenvolvido especificamente para reparos em estruturas de concreto com espessuras de até 300 mm.