Weber - Saint-Gobain

Como assentar e rejuntar pedras naturais

Problemas

Pedras naturais irregulares são revestimentos muito utilizados em áreas externas que exigem argamassas de assentamento e rejuntamento específicos.

Pedras naturais, arenitos e quartzitos, tais como pedras Miracema, São Tomé, Mineira, Goiás, Ardósia, de até 60 x 60 cm, com espessura irregular de até 3 cm, devem ser assentadas com Pedras Rústicas e Ardosia quartzolit.

Em fachadas, o assentamento com Pedras Rústicas e Ardósia quartzolit é indicado até a altura de 3 m do piso.

Muitas vezes a argamassa para o assentamento de pedras naturais é preparada na própria obra, dificultando o processo. Com Pedras Rústicas e Ardósia muitas etapas são eliminadas, facilitando a aplicação e garantindo a boa aderência do material.

Soluções

Preparo da base

Emboço e argamassa de contrapiso devem estar sarrafeados ou desempenados, curados há pelo menos 14 dias. A base deve estar firme, seca e limpa, e devem ter sido efetuadas todas as retrações próprias do cimento e estabilizadas possíveis fissuras.

A argamassa pode ser aplicada sobre concreto com mais de 28 dias; em alvenarias com mais de 14 dias, blocos vazados de concreto, cerâmicos ou sílicocalcários.

Resíduos como pó, óleo e tinta comprometem a aderência das argamassas colantes em relação à base, devendo ser removidos.

Preparo do produto

A argamassa deve apresentar consistência pastosa e firme, sem grumos secos. Utilize o produto no prazo máximo de 2 horas e 30 minutos após a mistura com água.

Aplicação

Aplique uma camada de 3 mm a 4 mm de espessura e forme os cordões com o lado denteado da desempenadeira. Para peças a partir de 900 cm² ou em pisos com alto tráfego, aplique argamassa também no verso da peça.

Para regularização de espessuras até 30 mm, aplique uma camada uniforme de argamassa na base, com o auxílio de uma colher e no verso das placas formando os cordões.

As placas devem estar secas e limpas. Aplique as placas sobre os cordões, fazendo-as deslizar um pouco sobre a argamassa colante. Pressione com os dedos e bata levemente com o martelo de borracha.

Após 72 horas do assentamento, rejunte a pedra com Rejuntamento Flexível quartzolit. As pedras de cores claras estão sujeitas a apresentar um escurecimento devido à absorção da água pela argamassa. Aguarde a secagem até normalizar a cor antes de rejuntar. Recomenda-se impermeabilizar o verso de peças muito porosas, além das bases sujeitas à umidade.

Remova resíduos de argamassa e de rejuntamento com Fermalimp Porcelanatos e Pedras quartzolit. Proteja as peças com Fermaprotec quartzolit, evitando manchas durante a obra e conservando os revestimentos e as juntas no dia-a-dia.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

limpador para porcelanato e pedras quartzolit

solução limpadora para porcelanatos e pedras

Protetor para Cerâmicas e Porcelanatos quartzolit

Solução protetora de revestimentos cerâmicos, porcelanatos e pedras