Weber - Saint-GobainWeber - Saint-Gobain

Como ganhar tempo assentando e rejuntando simultaneamente pastilhas, unidas por papel, com argamassas coloridas

Problemas

As pastilhas vêm sendo utilizadas como revestimento em diversos ambientes. Porém, para evitar destacamentos e aplicá-las com segurança, valorizando suas cores, são necessárias argamassas coloridas especiais.

Muitos painéis de pastilhas precisam ter o complemento da junta de assentamento na mesma cor, dando mais realce e homogeneidade ao painel.

O mercado oferece diversidade em cores, tamanhos, acabamentos e presentação das pastilhas. Alguns tipos de pastilhas apresentam acabamento translúcido e podem ser influenciadas pela cor da argamassa escolhida. Há também no mercado pastilhas totalmente transparentes que exigem cuidados no assentamento.

As pastilhas são revestimentos impermeáveis,e por isso, exigem argamassas específicas para o assentamento. Para ganhar tempo e obter um excelente resultado no assentamento e rejuntamento simultâneos de pastilhas, utilize Pastilhas Interiores quartzolit  para pisos e paredes de áreas internas e Pastilhas Exteriores quartzolit, para pisos e paredes externas, piscinas e fachadas nos ambientes...

Prepare a argamassa com água limpa, na proporção indicada na embalagem de cada produto, até obter uma pasta homogênea.

Para o preparo da base aplique Pastilhas Interiores quartzolit ou Pastilhas Exteriores quartzolit  em camadas de 3 mm a 4 mm de espessura sobre a base com a desempenadeira de 6 x 6 x 6 mm em áreas
internas, e com uma desempena deira de 8 x 8 x 8 mm, em áreas externas.

Com a mesma argamassa utilizada para o assentamento, faça o rejunte utilizando uma desempenadeira de borracha, preenchendo as juntas entre as pastilhas e deixando o verso da placa sem excesso de produto.

Soluções

Preparo da base

Aplique a placa rejuntada sobre os cordões frescos da argamassa, fazendo pressão com as mãos.

Para sua total aderência, as pastilhas devem ser batidas e pressionadas contra a argamassa. Utilize um gabarito plano de madeira. Após 1 hora, em média, aplique água com uma brocha sobre o papel até umedecê-lo completamente.

A seguir, também com uma brocha, aplique uma solução de 1 volume de soda cáustica para 20 partes de água sobre o papel. Aguarde 15 minutos e reaplique a solução de soda. Inicie a remoção do papel, limpando as pastilhas com a solução de soda, que deve ser usada apenas sobre a área com papel a ser removido. A retirada do papel pode remover parte do rejuntamento. Realize retoques com a argamassa.

Preparo do produto

Realize a limpeza para acabamento das juntas após, no máximo, 40 minutos da retirada do papel, utilizando esponja ou desempenadeira com esponja, ambas limpas e úmidas.

Aplicação

Na aplicação de pastilhas de vidro transparentes, a argamassa de assentamento fica visível através das pastilhas. O assentamento sobre os “cordões” de argamassa podem ficar mapeados sob as pastilhas. Portanto, para um resultado visual adequado, deve-se...

..antes da aplicação da placa rejuntada sobre a base (foto 7), passar o lado liso da desempenadeira sobre os cordões. Desta forma, a textura que seria vista através das pastilhas transparentes é eliminada, Depois, é só seguir com a sequência de aplicação (fotos 6 a 9).

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

argamassa cimentcola cozinhas e banheiros quartzolit

cimentcola cozinhas e banheiros quartzolit - argamassa colante de fácil aplicação

rejunte epóxi quartzolit

Rejunte epóxi quartzolit antiácido, bicomponente. Cores que duram e resistem a manchas

limpador para cerâmicas quartzolit

solução limpadora de revestimentos cerâmicos

Protetor para Cerâmicas e Porcelanatos quartzolit

Solução protetora de revestimentos cerâmicos, porcelanatos e pedras