Como assentar e rejuntar cerâmicas em áreas externas

Problemas e questões comuns que você pode enfrentar

Áreas externas

Ambientes externos, como garagens, ao redor de piscinas e nas laterais da casa, exigem uma argamassa adequada.

Como solucionar

  1. As áreas externas residenciais estão submetidas a condições climáticas adversas, como incidência de sol, chuva e choques térmicos. Peças cerâmicas e argamassas podem ficar expostas a dilatações e deformações. 

  2. Nessas condições, é necessária uma argamassa colante com boa aderência, como cimentcola externo quartzolit

  3. Os pequenos reparos devem ser feitos pelo menos 48h antes da aplicação da argamassa, e a base deve estar curada no mínimo há 14 dias, firme, seca e limpa. 

  4. Os resíduos como pó, óleo e tinta comprometem a aderência das argamassas colantes em relação à base, devendo ser retirados. 

  5. Mistura: em um recipiente limpo, misture o produto com a proporção de água limpa indicada na embalagem até obter consistência pastosa, firme e sem grumos. Deixe repousar por 15 minutos e remisture antes do uso. Utilize a argamassa em até 2h30 após a mistura. O processo de mistura mecânica aumenta o rendimento e melhora a trabalhabilidade.

  6. Estenda a argamassa com o lado liso da desempenadeira, em pequenos panos, e com o lado denteado faça os cordões. Efetue dupla camada em áreas de tráfego intenso, para peças iguais ou maiores que 900 cm² ou com reentrâncias e saliências maiores que 1 mm no tardoz da cerâmica.

  7. Aplique as peças efetuando um pequeno escorregamento lateral até conseguir o amassamento dos cordões. Use, para auxílio, um martelo de borracha. Realize o teste de aderência, removendo aleatoriamente algumas peças logo após o assentamento. Observe o tardoz, que deverá estar impregnado com argamassa colante, sem vazios e com os cordões amassados. 

Find all our products near you in more than 2000 outlets