Weber - Saint-GobainWeber - Saint-Gobain

Em pisos

Planeza

Verifique a planeza da base, utilizando uma régua retilínea com 2m de comprimento. Os desvios não devem ser maiores que 3mm em relação à régua.

Dureza

Verificar a dureza da superfície em diferentes pontos com um prego. A base é resistente se o risco for superficial. Lembrando que a base deve apresentar resistência compatível com os esforços a que estará submetida.

Porosidade

Se a água demorar a ser absorvida pela base, ela tem baixa absorção. Se a água for absorvida rapidamente, ela é muito absorvente. Molhar a base muito absorvente antes de iniciar o assentamento, sem saturá-la.

Caimento

O caimento de cada ambiente deve estar direcionado para a porta de saída ou para o ralo, de acordo com a necessidade do local. Lajes de cobertura devem ser executadas com caimento mínimo de 1,5%.

Aderência do contrapiso

Verifique se a base não apresenta som de cavo (oco) ao ser percutida com um martelo. As áreas soltas deverão ser refeitas. Verifique se as retrações próprias do cimento e possíveis fissuras estão estabilizadas.

Correções

Se uma base não for suficientemente resistente aos esforços a que estará submetida, deve-se eliminá-la e refazê-la para aplicação da argamassa colante.

Limpeza

As bases devem estar sempre limpas, sem pó, óleo, tinta ou qualquer outra substância que impeça a boa aderência da argamassa colante.

A base de concreto deverá ser escovada (escova de aço), depois eliminar por lavagem de alta pressão tudo o que possa prejudicar a aderência: óleo, desformantes, resíduos de cimento, hidrófugos de superfície.

Impermeabilização e Isolação Térmica

Dependendo da área a ser executado o revestimento cerâmico, deve-se tomar alguns cuidados preliminares ao assentamento.

Laje de terrapleno (em contato com o solo): este tipo de piso está sujeito à umidade por capilaridade, portanto, antes do assentamento da cerâmica, a base deve ser preparada com um impermeabilizante (utilize o impermotex camada fina ou camada grossa). Se for uma obra nova, antes de fazer a laje, deve-se prever a camada de drenagem do solo.

CURA MÍNIMA DA BASE


• 28 DIAS PARA CONCRETO
• 14 DIAS PARA ALVENARIA, EMBOÇO E CONTRAPISO

Lajes de pavimentos superiores: este tipo de base deve ser impermeabilizada antes da execução do contrapiso.

Lajes de cobertura: este tipo de base deve ser impermeabilizada, e, caso conste em projeto o tratamento de isolação térmica, todas estas etapas são feitas antes da execução do contrapiso, que deve ser executado com caimento mínimo de 1,5% em direção aos ralos.